terça-feira, 26 de junho de 2012
Assembleia 26 Junho 2012
HOJE HÁ ASSEMBLEIA NA BIBLIOTECA POPULAR DO MARQUÊS (entenda-se: à frente
da biblioteca) ÀS 19H, SEGUIDA DE JANTAR (traz a tua merenda), COM
BRASAS À DISPOSIÇÃO. ATÉ JÁ!
quinta-feira, 21 de junho de 2012
COMUNICADO DA BIBLIOTECA POPULAR DO MARQUÊS
A Biblioteca Infantil do Marquês foi ocupada pacificamente no dia 16 de Junho de 2012, por um grupo de cidadãos. Este imóvel encontrava-se devoluto, desde 2001, servindo de urinol público e reserva ecológica de baratas. Era alvo de muitas queixas por parte da vizinhança e dos utentes do jardim.
O objectivo do grupo de pessoas que reabriu a biblioteca, passa por querer dinamizar o espaço, devolvendo-o à população, desenvolvendo actividades em autogestão, com a colaboração dos moradores, que desde o início se mostraram apoiantes da iniciativa. Durante os três dias que se seguiram, além da limpeza e organização do espaço, realizaram-se actividades como uma feira de troca de publicações, jogos tradicionais e churrascadas populares.
No dia 19 de Junho, pelas 10 horas da manhã, a Polícia Municipal, acompanhada pela DomusSocial, destruiu e fez desaparecer o equipamento já instalado na biblioteca (mesas, estantes, cadeiras..), e apreendeu os livros, que entretanto tinham sido oferecidos por pessoas que tiveram conhecimento da iniciativa.
O edifício foi entaipado e a porta cimentada, o que deixou indignados
alguns dos transeuntes presentes, que não deixaram de expressar a sua
revolta perante os funcionários da DomusSocial e os agentes à paisana
(que recusaram identificar-se), que chegaram a ser hostis para pessoas
que estavam simplesmente curiosas, e a apreender um telemóvel que
continha fotos do momento.
Não se conhece nenhum projecto da CMP para o espaço, excepto casos de cedência transitória a entidades comerciais privadas.
Após o despejo, continuaram a surgir propostas de doações e actividades para o local, assim como pessoas vizinhas que lá se dirigiram para entregar livros e beneficiar do espaço, encontrando-o fechado.
Entretanto, os livros apreendidos foram já resgatados.
No final da tarde do mesmo dia realizou-se a assembleia, como previsto, onde se decidiu reabrir a biblioteca no fim-de-semana de dia 30 de Junho e 1 de Julho, com livros, pinturas, workshops de edição, jogos e tudo o que mais surgir entretanto.
Ficou agendada uma assembleia aberta para dia 26 de Junho,
próxima terça-feira, pelas 19h, seguida de churrascada popular,
especialmente direccionada para a organização desse fim-de-semana.
Entretanto, este comunicado será distribuído no local e será elaborado um
abaixo-assinado com a finalidade de devolver a biblioteca à comunidade.
Apela-se a que tod@s @s simpatizantes compareçam e participem para que possamos continuar a dinamizar o espaço.
Não limitemos a nossa acção ao apoio passivo.
@s ocupantes
A Biblioteca Infantil do Marquês foi ocupada pacificamente no dia 16 de Junho de 2012, por um grupo de cidadãos. Este imóvel encontrava-se devoluto, desde 2001, servindo de urinol público e reserva ecológica de baratas. Era alvo de muitas queixas por parte da vizinhança e dos utentes do jardim.
O objectivo do grupo de pessoas que reabriu a biblioteca, passa por querer dinamizar o espaço, devolvendo-o à população, desenvolvendo actividades em autogestão, com a colaboração dos moradores, que desde o início se mostraram apoiantes da iniciativa. Durante os três dias que se seguiram, além da limpeza e organização do espaço, realizaram-se actividades como uma feira de troca de publicações, jogos tradicionais e churrascadas populares.
No dia 19 de Junho, pelas 10 horas da manhã, a Polícia Municipal, acompanhada pela DomusSocial, destruiu e fez desaparecer o equipamento já instalado na biblioteca (mesas, estantes, cadeiras..), e apreendeu os livros, que entretanto tinham sido oferecidos por pessoas que tiveram conhecimento da iniciativa.
Não se conhece nenhum projecto da CMP para o espaço, excepto casos de cedência transitória a entidades comerciais privadas.
Após o despejo, continuaram a surgir propostas de doações e actividades para o local, assim como pessoas vizinhas que lá se dirigiram para entregar livros e beneficiar do espaço, encontrando-o fechado.
No final da tarde do mesmo dia realizou-se a assembleia, como previsto, onde se decidiu reabrir a biblioteca no fim-de-semana de dia 30 de Junho e 1 de Julho, com livros, pinturas, workshops de edição, jogos e tudo o que mais surgir entretanto.
Apela-se a que tod@s @s simpatizantes compareçam e participem para que possamos continuar a dinamizar o espaço.
Não limitemos a nossa acção ao apoio passivo.
@s ocupantes
O despejo anunciado.
O DN do dia 19 de Junho, edição impressa, noticiava o despejo da biblioteca como tendo acontecido no dia anterior - o jornal saiu horas antes deste acontecer. Este pequeno artigo descreve factos baseados em ficção livre. São mentiras. O provedor do leitor deste jornal foi contactado, e respondeu que aquela peça se sustentava num comunicado da polícia.
Sendo assim: as entidades policiais prevêem especificamente o que vai acontecer em cada operação desta natureza, incluindo pessoas que as vão agredir e insultar (pelos vistos a média são 3); os jornalistas, além de não assinarem os artigos, não fazem referência à fonte que lhes cedeu a informação; essa informação que publicam não é confirmada. Reza o artigo que os ocupas, depois de serem identificados, permaneceram no local - ora bem, ninguém foi identificado... os ocupas permaneceram no local... onde estavam - em casa, no trabalho, no café.......
A Biblioteca Popular do Marquês emitirá um comunicado, brevemente, relatando justamente os acontecimentos, para que não dependa dos jornais ou de relatos mal intencionados, a percepção acertada dos passos que damos para a frente, e dos passos dos que caminham para trás.
Sendo assim: as entidades policiais prevêem especificamente o que vai acontecer em cada operação desta natureza, incluindo pessoas que as vão agredir e insultar (pelos vistos a média são 3); os jornalistas, além de não assinarem os artigos, não fazem referência à fonte que lhes cedeu a informação; essa informação que publicam não é confirmada. Reza o artigo que os ocupas, depois de serem identificados, permaneceram no local - ora bem, ninguém foi identificado... os ocupas permaneceram no local... onde estavam - em casa, no trabalho, no café.......
A Biblioteca Popular do Marquês emitirá um comunicado, brevemente, relatando justamente os acontecimentos, para que não dependa dos jornais ou de relatos mal intencionados, a percepção acertada dos passos que damos para a frente, e dos passos dos que caminham para trás.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Antes entaipado que ocupado
A Biblioteca Popular do Marquês foi hoje entaipada novamente pela autarquia. Agora, as baratas podem ser realojadas e os trauseuntes já têm novamente onde ir mijar.
Mantém-se a assembleia de hoje. Às 18h30.
http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/3472/camara-do-porto-entaipou-antiga-biblioteca-do-marques-ocupada-por-cidadao
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=2617470
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Toda a ajuda é importante! Se tiverem algum destes artigos a mais, façam-nos chegar à biblioteca!
- vidros 3 a 4 mm de espessura (medidas por tirar)
- armações / balastros / lâmpadas fluorescentes
- pincéis e rolos / Tintas esmalte e plástica / Baldes, latas, tabuleiros para pintar
- cola Branca
- pranchas de madeira para confecção de armários e mesas
- parafusos / Pregos / L 's ou cantoneiras
- fechaduras
- cavaletes (para apoiar tampos de mesas)
- painel informativo para o exterior
- quem puder fazer registos fotográficos, do processo de recuperação e actividades.
Proposta da ordem de trabalhos para assembleia:
- Formação de Grupos de Trabalho; balanço dos trabalhos em curso
- Recolha de propostas para actividades - Programação
- Defesa e permanência no espaço
Querido, mudei a biblioteca.
Depois da visita da policia ao inicio da tarde, em que estiveram a tirar fotografias, incluindo aos artigos que fixámos no exterior, o encontro do final da tarde decorreu como esperado e os avanços nas instalações estão à vista!
Amanhã, 3ª feira (19 Junho) assembleia aberta a partir das 19h, seguida de jantar.
Parece que a biblioteca recebeu hoje a visita da policia, que esteve a
fotografar (incluindo os artigos que foram afixados) e levaram de
recordação um dos manifestos. Quem puder vir mais cedo hoje, às 17h30 ou
assim, era conveniente, para percebermos o que se passou e para que
estejamos lá caso eles decidam voltar outra vez para fazer turismo. ATÉ
JÁ
Subscrever:
Mensagens (Atom)


