quinta-feira, 21 de junho de 2012

COMUNICADO DA BIBLIOTECA POPULAR DO MARQUÊS

A Biblioteca Infantil do Marquês foi ocupada pacificamente no dia 16 de Junho de 2012, por um grupo de cidadãos. Este imóvel encontrava-se devoluto, desde 2001, servindo de urinol público e reserva ecológica de baratas. Era alvo de muitas queixas por parte da vizinhança e dos utentes do jardim.

O objectivo do grupo de pessoas que reabriu a biblioteca, passa por querer dinamizar o espaço, devolvendo-o à população, desenvolvendo actividades em autogestão, com a colaboração dos moradores, que desde o início se mostraram apoiantes da iniciativa. Durante os três dias que se seguiram, além da limpeza e organização do espaço, realizaram-se actividades como uma feira de troca de publicações, jogos tradicionais e churrascadas populares.


No dia 19 de Junho, pelas 10 horas da manhã, a Polícia Municipal, acompanhada pela DomusSocial, destruiu e fez desaparecer o equipamento já instalado na biblioteca (mesas, estantes, cadeiras..), e apreendeu os livros, que entretanto tinham sido oferecidos por pessoas que tiveram conhecimento da iniciativa.
O edifício foi entaipado e a porta cimentada, o que deixou indignados alguns dos transeuntes presentes, que não deixaram de expressar a sua revolta perante os funcionários da DomusSocial e os agentes à paisana (que recusaram identificar-se), que chegaram a ser hostis para pessoas que estavam simplesmente curiosas, e a apreender um telemóvel que continha fotos do momento.
Não se conhece nenhum projecto da CMP para o espaço, excepto casos de cedência transitória a entidades comerciais privadas.

Após o despejo, continuaram a surgir propostas de doações e actividades para o local, assim como pessoas vizinhas que lá se dirigiram para entregar livros e beneficiar do espaço, encontrando-o fechado.
Entretanto, os livros apreendidos foram já resgatados.

No final da tarde do mesmo dia realizou-se a assembleia, como previsto, onde se decidiu reabrir a biblioteca no fim-de-semana de dia 30 de Junho e 1 de Julho, com livros, pinturas, workshops de edição, jogos e tudo o que mais surgir entretanto.
Ficou agendada uma assembleia aberta para dia 26 de Junho, próxima terça-feira, pelas 19h, seguida de churrascada popular, especialmente direccionada para a organização desse fim-de-semana. Entretanto, este comunicado será distribuído no local e será elaborado um abaixo-assinado com a finalidade de devolver a biblioteca à comunidade.

Apela-se a que tod@s @s simpatizantes compareçam e participem para que possamos continuar a dinamizar o espaço.

Não limitemos a nossa acção ao apoio passivo.

@s ocupantes

3 comentários: