quinta-feira, 21 de junho de 2012

O despejo anunciado.

O DN do dia 19 de Junho, edição impressa, noticiava o despejo da biblioteca como tendo acontecido no dia anterior - o jornal saiu horas antes deste acontecer. Este pequeno artigo descreve factos baseados em ficção livre. São mentiras. O provedor do leitor deste jornal foi contactado, e respondeu que aquela peça se sustentava num comunicado da polícia.
Sendo assim: as entidades policiais prevêem especificamente o que vai acontecer em cada operação desta natureza, incluindo pessoas que as vão agredir e insultar (pelos vistos a média são 3); os jornalistas, além de não assinarem os artigos, não fazem referência à fonte que lhes cedeu a informação; essa informação que publicam não é confirmada. Reza o artigo que os ocupas, depois de serem identificados, permaneceram no local - ora bem, ninguém foi identificado... os ocupas permaneceram no local... onde estavam - em casa, no trabalho, no café.......

A Biblioteca Popular do Marquês emitirá um comunicado, brevemente, relatando justamente os acontecimentos, para que não dependa dos jornais ou de relatos mal intencionados, a percepção acertada dos passos que damos para a frente, e dos passos dos que caminham para trás.

9 comentários:

  1. Pretendo retificar aqui um equívoco. "O provedor do leitor deste jornal foi contactado, e defendeu que aquela peça foi baseada num comunicado da polícia enviado na noite anterior". Esta afirmação não corresponde à verdade. A Sra. Patrícia Dias da Silva contactou-me (sem me dizer se representa ou não mais alguém, mas isso é indiferente) e respondi-lhe: "Já recebi uma reclamação anterior sobre esta notícia e pedi esclarecimentos urgentes à Direção do DN, sendo certo que a notícia parece sustentar-se em informações fornecidas por forças policiais.
    Obrigado pelo alerta." Não "defendi" coisa nenhuma, prometi averiguar e bem dispensava que a minha resposta fosse tão completamente deturpada. A análise do que aconteceu sairá na edição de amanhã, dia 23, do DN. Oscar Mascarenhas (Provedor do Leitor do DN)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou a Patrícia Dias da Silva e também as minhas palavras foram descontextualizadas. Referi-me ao sucedido em comentários a um post meu no FB e em parte alguma afirmei que o Provedor "defendia" seja quem for. Dizia sim que a resposta do jornal teria sido essa e que o Provedor continuava em averiguações.

    ResponderEliminar
  3. Acrescento o que já comentei em outras partes da Internet:
    É no mínimo paradoxal fazer a crítica do mau jornalismo usando como fonte comentários seleccionados de uma conversa de Facebook.

    E faço a ressalva: se a fonte foi alguém que disse que tinha lido algures que o Provedor tinha dito isso, o problema é o mesmo. Se queriam citar o Provedor, deviam tê-lo contactado directamente.

    Tenho o máximo de respeito pelo vosso projecto, mas não podemos contribuir para a contra-informação e para os jogos de espelhos que estes governantes parecem tanto apreciar.

    ResponderEliminar
  4. Alfa, Bravo, Tango, Charlie para Oscar!
    Publique-se então esse comunicado para defender, sim, DEFENDER a reputação do Diário de Noticias!

    ResponderEliminar
  5. Sr Oscar Mascarenhas, o que foi publicado pela Biblioteca foi baseado no contacto de Pedro Guimarães consigo, na 2ª feira de manhã. Não sabemos porque assumiu que o nosso texto estava directamente relaccionado com a Sr Patricia Dias da Silva. Ao contrário do DN, a Biblioteca não assume factos sem confirmar a sua veracidade. Parece-nos que a maior deturpação às suas palavras foi o facto de se ter escrito "defendeu", que se admite desde já a sua descontextualização. Perante a deturpação dos factos que o DN fez ao editar o artigo que originou toda esta conversa, parece-nos grave estar-se a tomar como tal ofensa, a descontextualização de um verbo. Consultaremos então o DN de amanhã. Propomo-nos desde já a alterar o post, substituindo a frase polémica por: "O provedor do leitor deste jornal foi contactado, e respondeu que aquela peça se sustentava num comunicado da polícia". Mais nada no texto é susceptível de alteração.

    Sra Patrícia Dias da Silva, o que publicou ou não no Facebook é do total desconhecimento da Biblioteca. Nunca serviu como fonte para o nosso texto.

    Esperamos que com esta elucidação não continuem a proliferar comentários que acabam por criar factos falsos, como já estava a acontecer aqui.

    ResponderEliminar
  6. http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2626203&seccao=%D3scar+Mascarenhas&page=-1

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pelo esclarecimento. Peço desculpa pela minha parte no meio desta confusão, que teve origem no facto de ter sido identificada - aparentemente de forma inequívoca - como fonte.
    Espero que possam continuar o vosso trabalho.

    ResponderEliminar